Teatro Municipal Átila Costa

É um dos maiores teatros da Região dos Lagos, com 1.330 metros quadrados e capacidade para 404 lugares. Inaugurado em dezembro de 2008, seu nome é uma homenagem a um personagem aldeense, falecido em 2006, que foi grande articulador cultural na cidade. Localizado dentro do Parque Municipal Waldyr Lobo, possui um palco italiano que oferece ótimas condições de visibilidade, acústica e adequações cênicas. A plateia dispõe de assentos para obesos e portadores de necessidades especiais, além de rampas de acesso. O teatro também dispõe de uma área para guardar cenários, camarins amplos e refrigerados e salas para ensaios e oficinas. O salão de entrada abriga exposições temporárias.

Matriz de São Pedro

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) em 1938, o conjunto arquitetônico é formado pela igreja e convento dos jesuítas, responsáveis pelo aldeamento dos índios de São Pedro da Aldeia. A igreja começou a ser construída em 1620 e só foi concluída em 1783. Feita de pedra, cal e óleo de peixe, com materiais e técnica da época, é considerada uma das primeiras igrejas jesuítas do Brasil. O conjunto possui apenas uma ala, formada por partes da residência dos padres e a área da igreja. Dentro dos muros do antigo convento, encontra-se o cemitério paroquial com esculturas em mármore.

Museu Aeronaval

O Museu está localizado na única base aérea da marinha brasileira, criada em 1966. Parte da história da aviação naval é contada em acervo que inclui sete aeronaves, entre originais e réplicas; motores, maquetes, fotografias e documentos.

Fontes

- Prefeitura Municipal

- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

- Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC)

- Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

- Confederação Nacional de Municípios (CNM)