Biblioteca Municipal de Itaocara
A biblioteca está situada no andar térreo de um prédio de dois andares, onde funciona no 2º pavimento a Câmara dos Vereadores do Município. O prédio é todo cercado por jardins, onde se encontra uma árvore antiga de grande porte, uma palmeira e vários tipos de plantas, além de ser todo gramado. O jardim é cercado por muro baixo. Fazem parte de seu entorno, o busto do Prefeito Johenir Henriques Viegas, a CAPIL, a Rodoviária e a Praça da Matemática. Foi inaugurada em 1944 e possui um acervo de mais de 5.000 livros, entre Literatura Infantil, História do Brasil, Livros Didáticos e Políticos.
Possui também enciclopédias antigas, como: "Biblioteca Internacional de Obras Célebres" em 24 volumes e "Enciclopédia e Dicionário Internacional" em 17 volumes. A biblioteca possui ainda um livro de assinaturas aberto na inauguração, em 05 de março de 1944, que se encontra em péssimo estado de conservação. Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro.
Monumento à Geografia
Está situado no centro da Praça da geografia, circundado por árvores de médio porte e chafariz. A praça por sua vez situa-se no Parque Carlos Faria Souto que possui uma piscina pública. O monumento foi inaugurado em 1945 e é constituído de um globo terrestre de 1m de diâmetro que está coberto por uma semi-calota de cimento armado que hoje encontra-se coberta por trepadeira. O globo é originário do Colégio Anglo-Americano, da cidade do Rio de Janeiro, e foi doado a Itaocara pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRJ.
Ponte Ary Parreiras
Ligando os municípios de Santo Antônio de Pádua da localidade de Aperibé até o centro da sede, a Ponte Ary Parreiras atravessa o Rio Paraíba do Sul, tendo ao fundo a Pedra da Bolívia, que deu nome ao município. Fazem parte de seu entorno, a Igreja Matriz de São José de Leonissa e o Parque Carlos Faria Souto. Ary Parreiras mereceu homenagem em Itaocara por ter sido nomeado Interventor no governo fluminense, por Decreto de 11 de dezembro de 1931, assumindo o cargo no dia 16. Exonerado, a pedido, por Decreto de 07 de novembro de 1935. Foi o 5º Interventor Federal e veio a ser o 113º Chefe do Governo Fluminense.
A obra da ponte foi executada em seu governo e inaugurada por Protógenes Guimarães. De apurado gosto arquitetônico, a ponte mede aproximadamente 1.000 m de extensão e 600 m de altura. Não foi possível obter informações sobre a sua data de construção, entretanto, recentemente a ponte foi restaurada e reforçada para suportar melhor o volume de automóveis com cargas pesadas que a atravessam diariamente. Possui 4 bases de sustentação, com suas fundações no Rio Paraíba do Sul e uma estrutura em arco portante que ampara a pista.
Fontes
- Prefeitura Municipal
- Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC)
- Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
|