Casa da Cultura

O prédio inaugurado em 1871, foi o local do antigo Paço Municipal. Localizado na Praça São Sebastião, ou Praça da Matriz, foi construído para abrigar a Câmara Municipal, Júri e Cadeia, onde também eram tomadas as decisões administrativas. É um belo prédio com elementos da nossa arquitetura tradicional. Hoje é usado para apresentação de palestras, lançamentos de livro, workshops e variados eventos culturais em Araruama. É também o Centro de Memória Municipal e um bem tombado por Decreto Municipal.

Cineclube Tupinambá

Criado em 2008, em Morro Grande, distrito de Araruama exibe quinzenalmente curta-metragens nacionais e estrangeiros, no intuito de formar público e levar opções de diversão e informação na comunidade, além de produzir vídeos voltados, especialmente, para a questão ambiental e também da memória da comunidade. Além disso, o Cineclube Tupinambá apoia diversas instituições locais na realização de eventos educacionais e culturais (como exibição de filmes em sala de aula, ONGs e associação de Moradores e apoio com equipamentos do próprio cineclube em eventos sem fins lucrativos.

Igreja de São Sebastião

O povoamento do local foi iniciado, provavelmente, em 1615, quando padres capuchinos iniciaram as obras das primeiras igrejas e conventos da região. Em 1799, por Edital de 10 de janeiro, foi criada a Freguesia de São Sebastião de Araruama. Até 1852 a Freguesia fez parte do município de Cabo frio, porém, a partir de outubro desse mesmo ano, passou a pertencer ao de Saquarema. Em fevereiro de 1859, tornou-se sede deste último, devido a extinção da Vila de Saquarema e a criação da Freguesia de São Sebastião de Araruama.

Fontes

- Prefeitura Municipal

- Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro