Eça de Queiroz

Endereço: Avenida Lauro Sodré
Peça: Estátua
Data: 25 fevereiro de 1923
Artista: Rodolfo Pinto do Couto
Material: Mármore


Histórico

Inaugurado em 15 de fevereiro de 1923. Esculpido em mármore, a iniciativa da construção do monumento é devido a um grupo de homens de letras, com Coelho Neto à frente, incumbindo-se da construção o escultor Rodolfo Pinto Coelho. O Conjunto escultural apresenta a figura de uma mulher – a Arte – coroando de louros o grande escritor, cujo busto, em bronze tem uma expressão magnífica.


Biografia

José Maria Eça de Queirós é considerado um dos principais nomes da literatura portuguesa. Nascido em Póvoa de Varzim, estuda direito em Coimbra e, em 1866, estréia na Gazeta de Portugal, com o folhetim Notas Marginais. No mesmo jornal é publicada uma série de artigos reunidos postumamente com o título de Prosas Bárbaras (1905).

Em 1867 torna-se diretor do jornal Distrito de Évora, cargo que ocupa até ingressar na carreira diplomática. Enquanto serve na Inglaterra, lança O Crime do Padre Amaro (1875), primeiro romance realista português. Nele expõe as linhas básicas de toda a sua obra: com humor sarcástico, faz críticas violentas à sociedade de Portugal e denuncia a corrupção do clero e a hipocrisia dos valores burgueses.


Escultor

Rodolfo Pinto do Couto (1888-1945) foi um escultor português, atuante em Portugal e no Brasil. Casou-se em 1911 com a escultora brasileira Nicolina Vaz de Assis. autor dos púlpitos de bronze (1931) da Igreja da Candelária do Rio de Janeiro, além de muitas outras obras espalhadas por vários museus.


Histórico da pesquisa

- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Livro Os Monumentos do Rio de Janeiro (2015)
- Guia do Patrimônio Cultural Carioca (2014)
- Diário de Notícias
- http://pt.wikipedia.org
- http://ymy.blogs.sapo.pt/267912.html
- Alex Belchior (foto)