Favela do Jacarezinho
Acesso Principal: Rua Atiba
Bairro: Jacarezinho
Grau de Urbanização: Assentamento parcialmente urbanizado

A ocupação teve início durante a década de 1920. Neste local existia uma chácara, ocupada por alguns casebres, cujos moradores eram considerados invasores.

Com o processo de industrialização crescente, iniciado em 1917 com a instalação de indústrias na região, a população aumentou muito na área, principalmente na década de 1950 com as migrações. A conseqüente valorização da terra, levou um de seus donos à luta na justiça pela remoção dos moradores, fato que provocou movimento dos moradores pela permanência no local, que acabaram conseguindo que o terreno passasse às mãos do governo.



O programa mutirão realizou obras de infra-estrutura em 1980: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e pavimentação. Em 1986 foi criada a XXVIII Região Administrativa, cuja representatividade atende ao Jacarezinho.



Em 2000 a comunidade começou a ser atendida pelo programa grandes favelas, este consiste na intervenção urbanística em favelas com mais de 2.500 domicílios, aos moldes do programa Favela Bairro.


Texto: O Sistema de Assentamentos de Baixa Renda (SABREN) da Prefeitura do Rio de Janeiro. O histórico é com base em depoimentos de moradores e líderes comunitários.

Foto: Arquivo Nacional - Acervo Correio do Amanhã