Favela do Esqueleto

Favela do Esqueleto foi uma favela que existiu até o início da década de 60 do século XX no local onde hoje encontra-se a UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro. Graças ao então polêmico governador da Guanabara Carlos Lacerda, a favela foi removida e seus moradores foram assentados, em sua maioria, para a zona oeste da capital fluminense, mas precisamente em Bangu, em Vila Kennedy.

A favela começou a surgir logo após da construção do Maracanã, quando o terreno foi invadido, incialmente os barracos foram sendo construídos em torno do esqueleto, parte de melhor terreno, mas em poucos anos a favela já era uma das maiores da cidade e possuia uma enorme quantidade de tipos de barracos. Dos mais elaborados, quase casas populares, passando por barracões de madeira, bem estruturados até precárias palafitas em uma área pantanosa num dos braços do Rio Joana. Também haviam barracos do tipo apartamento dentro da estrutura abalada do esqueleto, que havia sofrido seguidos incêndios.

A condição de salubridade da Favela do Esqueleto demonstrava bem a característica da região, pois vários trechos da favela eram construídos em palafitas.


Texto: https://uerj.fandom.com/pt-br/wiki/Favela_do_Esqueleto

Foto: Arquivo Nacional - Acervo Correio do Amanhã