Localizado na Praça da República, de frente para o magnífico parque conhecido como Campo de Santana, o sobrado de dois pavimentos construído no século XIX foi residência do marechal Deodoro da Fonseca e, desde 1996, foi intitulado Casa Histórica de Deodoro (CHD), que encerra uma exposição permanente com visitação aberta ao público.

A exposição apresenta painéis ilustrativos que explicam episódios marcantes da História do Brasil, mobiliário de época, fotografias, objetos pessoais do ilustre personagem, documentos importantes e jornais antigos. Além disso, vale a pena fazer um passeio pelas dependências, que preservam as paredes de pedra originais e outras características das construções daquele período. Grupos escolares agendam visitas guiadas, onde fatos importantes são revelados de maneira precisa e simpática pelo guia.

Toda a história pessoal e o legado deixado pelo grande marechal, que proclamou a República em 15 de novembro de 1889, estão muito bem ilustrados. Foi nesta casa que, em 9 de novembro de 1889, foi decidido o primeiro Ministério Republicano, e a mesa onde foram assinados os documentos faz parte dos itens da exposição, assim como a bandeira do Brasil aprovada por Deodoro em novembro do mesmo ano.

No segundo andar do sobrado está instalado o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), com biblioteca e arquivos sobre estratégias militares escritos por grandes especialistas, abordando suas causas e consequências. O instituto é aberto ao público, bastando apenas fazer agendamento para ter acesso ao material.

Futuramente, todo o conteúdo museográfico da CHD poderá ser acessado pelo site e por um aplicativo para tablet e celular, mas vale a pena conhecer o espaço e respirar os ares de um passado que foi decisivo para o destino do nosso país.

Fonte: Guia Cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro