Getúlio Vargas

Endereço: Praça Luis de Camões
Peça: Busto
Data: 2004
Artista: Joás Pereira Passos
Material: Bronze

- clique na imagem para ampliá-la

Histórico - Enorme busto do governante, posicionado sobre um sólido cuba branco que lhe serve de plinto, impõem-se na paisagem especialmente por seu inusitado tamanho. Monumento integrante ao Memorial Getúlio Vargas, no bairro da Glória, inaugurado em 2004.

Biografia - Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882-24/8/1954) nasce em São Borja. Altera o ano de seu nascimento para 1883, não se sabe por que motivo. O fato é descoberto somente no ano do centenário de seu nascimento, quando a igreja em que foi registrado divulga sua certidão verdadeira. A falsificação, descobrem os estudiosos, consta do atestado militar apresentado por ele à Faculdade de Direito de Porto Alegre. Ingressa na política em 1909 como deputado estadual pelo Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). De 1922 a 1926 cumpre o mandato de deputado federal. Ministro da Fazenda do governo Washington Luís, deixa o cargo em 1928, ao ser eleito para governar seu estado. É o comandante da Revolução de 1930, que derruba Washington Luís. Ocupa a Presidência nos 15 anos seguintes e adota uma política nacionalista. Em 1934 promulga uma nova Constituição. Em 1937 fecha o Congresso, prescreve todos os partidos, outorga uma Constituição, instala o Estado Novo e governa com poderes ditatoriais. Nesse período, adota forte centralização política e atuação do Estado. Na área trabalhista cria a Justiça do Trabalho (1939), o Ministério da Justiça e o salário mínimo (1940), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, 1943), a carteira profissional, a semana de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas. Na área estatal, cria as companhias Siderúrgica Nacional (1940), Vale do Rio Doce (1942), Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945) e entidades como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1938).

Escultor - Joás Pereira Passos é um artista plástico de Campina Grande (Estado de Paraiba). Vários de seus trabalhos se encontram no Rio de Janeiro, Paraiba e Rio Grande do Sul.

Fonte de pesquisa

- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Livro de Pedra e Bronze (Valéria Salgueiro)
- http://www.sohistoria.com.br/biografias/getulio/
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/