Imaculada Conceição

Endereço: Largo do Machado
Peça: Estátua
Data: 1906
Artista: Antonio Canova (italiano)
Material: Mármore de Carrara

- clique na imagem para ampliá-la

Histórico - Estátua de mármore de Carrara, de autoria do grande escultor italiano Antonio Canova. Localizada no centro do chafariz, a imagem foi doada pelo Vaticano por ocasião do Jubileu da Imaculada Conceição.

Biografia - A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.

Escultor - Antonio Canova foi um desenhista, pintor, antiquário e arquiteto italiano, mas é mais lembrado como escultor, desenvolvendo uma carreira longa e produtiva. Seu estilo foi fortemente inspirado na arte da Grécia Antiga, suas obras foram comparadas por seus contemporâneos com a melhor produção da Antiguidade, e foi tido como o maior escultor europeu desde Bernini, sendo celebrado por toda parte. Sua contribuição para a consolidação da arte neoclássica só se compara à do teórico Johann Joachim Winckelmann e à do pintor Jacques-Louis David, mas não foi insensível à influência do Romantismo.

Fonte de pesquisa

- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Arte Ambiente - cidade Rio de Janeiro
- Guia dos Bens Tombados da Cidade do RJ (2008)
- http://pt.wikipedia.org