Hígia

Endereço: Rua Assunção, 2 (Casa de Saúde D. Eiras)
Peça: Estátua
Data: Século XIX
Artista: Mathurin Moreau
Material: Ferro fundido

Histórico - No final da Rua Assunção, existe um hospital chamado Casa de Saúde Doutor Eiras, numa área ajardinada, onde um pequeno chafariz e um vaso adaptado como repuxo contribuem para o embelezamento do espaço. No alto do telhado de um dos prédios antigos foram localizadas duas estátuas, A Primavera e a Hígia, de Mathurin Moreau, iguais às do Passeio Público e do Hospital Souza Aguiar no centro da cidade.

Fundição Val d'Osne - De modo diferente de outras fundições, à época, que se limitavam a produzir peças utilitárias como canos, vasos e placas, Victor André preferiu dedicar-se à fundição artística, obtendo sucesso em poucos anos. Já em 1844 a sua fundição contava com 220 operários, vindo a atingir o auge de sua produção entre 1870 e 1892, com o nome Societé Anonyme de Fonderies d'art du Val d'Osne. Fundidas nos ateliês de Val d’Osne, que fica em Haute-Marne, nordeste da França, existem no Brasil cerca de 130 obras: estátuas, fontes e peças do mobiliário urbano. A fábrica encerrou suas atividades em 1986, Nela trabalharam, ou fundiram suas obras, entre outros artistas, Mathurin Moreau, Jacquemart, Louis Sauvageau, August Martin e Henri Frédéric, todos com obras no Rio de Janeiro.

Escultor - Mathurin Moreau nascido em Dijon em 18 de Novembro de 1822, Mathurin foi iniciado à arte por seu pai, o escultor Joseph Moreau. Mathurin e seus dois irmãos, Auguste e François, mais conhecido como Hippolyte, começaram ao lado do pai. Em 1841, ele ingressa na Escola de Belas-Artes de Paris, tornando-se aluno de Ramey e Dumont, que apreciam profundamente seu talento. Um ano mais tarde, é premiado com o segundo lugar em Roma e inicia no Salão em 1848. Mathurin Moreau terá uma longa e fecunda carreira repleta de sucesso e honrarias. Suas obras são inumeráveis. Num estilo sempre clássico, ele consegue, de uma forma elegante e requintada, encontrar na mulher uma fonte inesgotável de inspiração. Como administrador de Val d'Osne, ele cria inúmeros modelos e participa dos aperfeiçoamentos técnicos.

Fonte de pesquisa

- Fontes d’Art do Rio de Janeiro
- Obras de Arte e Ferro Fundido - Prefeitura do Rio
- Monumento Urbanos (Banco Sudameris)
- http://pt.wikipedia.org