Fonte Irmãos Ramos Pinto

Endereço: Avenida Lauro Sodré
Peça: Fonte
Data: 24 de janeiro de 1906
Artista: Eugéne Thivier
Material: Mármore branco

- clique na imagem para ampliá-la

Histórico - De autoria do escultor Eugéne Thivier, foi instalada por Frank Smithson. Oferta ao Brasil pela firma comercial Adriano Ramos Pinto & Irmão.É toda em mármore branco, tendo ao fundo um rochedo em cujo cimo há um cupido e na base um grupo de ninfas. Da cabeça de sátiros jorra a água em forma de cascata numa grande bacia inferior, de granito. Instalada primeiramente no Largo da Glória.

Biografia - Adriano Ramos Pinto jovem artista, frequentador do centro artístico portuense, fundou a empresa em 1880, aos 21 anos de idade. Cedo alcança o objectivo de conquistar o mercado brasileiro e, devido ao aumento do volume de negócios, oferece sociedade ao seu irmão Antônio, em 1896.

Escultor - Eugene Thivier nascido em Paris em uma família onde a carreira artística não é bem-vinda. No entanto, ele conseguiu tornar-se um escultor, enquanto seu irmão, Emile Thivier (1558-1922), é um pintor. Eugene Thivier é o estudante de Augusto Dumont (1801-1884), Pierre Loison (1816-1886) e Gabriel Dubray-Vital (1813-1892). Expôs no Salão de 1865 e em 1888 tornou-se membro dos artistas franceses. Sua obra mais famosa é um mármore branco expostos no Musée des Augustins, em Toulouse. Chamado de "o pesadelo", ele mostra uma mulher deitada nua no aperto de um sonho delirante, atacado por um animal pousado em seu quadril.

Fonte de pesquisa

- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- http://pt.wikipedia.org
- http://www.nella-buscot.com