Bica do Monteiro

Endereço: Avenida Edson Passos
Peça: Fonte
Data: Século XIX
Artista: Fundição Val d’Osne
Material: Ferro fundido

Histórico - Fonte de ferro fundido, francesa, século XIX. Fundição: Val ' Osne. Medidas: 1,60m X 0,60 cm. Peso: cerca de 20 quilos. Esta fonte originalmente servia para bebedouro de animais e trabalhadores das fazendas de café. Fonte com frontispício constituído de lápide retangular encimada por pequena pirâmide e muro ao fundo em granito. A fonte situa-se sob uma bacia em estilo renascentista, aposto a uma base de blocos de granito gnaisse seguido de degrau, recobertos de pedra (ganisse). A parte central e ornamental constituída por um animal mitológico que lembra um leão, foi roubada em 1999 e uma réplica foi criada. Esta réplica foi confeccionada pela Fundação Parques e Jardins e re-introduzida em 2000. Entre o dia 01 e 02/ 06/2 003(segundo os jornais dia 12/06) toda a fonte foi roubada, desta vez na íntegra, incluindo bacia e corpo central, ou seja todo o metal, restando apenas a lápide retangular de pedra e os degraus igualmente de pedra.

Biografia - O nome da fonte rende uma homenagem ao primeiro-tenente do Exército, Antonio Pedro Monteiro, responsável pela implantação da rede de captação de água junto aos mananciais da Floresta da Tijuca.

Fundição Val d'Osne - De modo diferente de outras fundições, à época, que se limitavam a produzir peças utilitárias como canos, vasos e placas, Victor André preferiu dedicar-se à fundição artística, obtendo sucesso em poucos anos. Já em 1844 a sua fundição contava com 220 operários, vindo a atingir o auge de sua produção entre 1870 e 1892, com o nome Societé Anonyme de Fonderies d'art du Val d'Osne. Fundidas nos ateliês de Val d’Osne, que fica em Haute-Marne, nordeste da França, existem no Brasil cerca de 130 obras: estátuas, fontes e peças do mobiliário urbano. A fábrica encerrou suas atividades em 1986, Nela trabalharam, ou fundiram suas obras, entre outros artistas, Mathurin Moreau, Jacquemart, Louis Sauvageau, August Martin e Henri Frédéric, todos com obras no Rio de Janeiro.

Fonte de pesquisa

- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Arte Ambiente - cidade Rio de Janeiro
- Monumento Urbanos (Banco Sudameris)
- http://www.planodemanejo.kit.net/vol3/anexo20.pdf
- http://pt.wikipedia.org