A vasta região da Baixada de Santa Cruz era originalmente povoada pelos índios Tupi-Guarani. Com a chegada dos portugueses, a região foi doada a Cristóvão Monteiro e, um século mais tarde, por meio de doações e aquisições, viria a pertencer à Companhia de Jesus. Esse imenso latifúndio, a poderosa fazenda de Santa Cruz, se tornou a fazenda mais desenvolvida da Capitania, com milhares de escravos, cabeças de gado e variados tipos de cultivo.

Marco da Fazenda Real Avenida Cesário de Melo KM 34
Marco 7 Estrada da Olaria Velha
Marco do Abastecimento Estrada do Curtume
Ponte dos Jesuitas Estrada do Curtume
Honório dos Santos Pimenta Largo de Bodegão
Santos Dumont Largo Viaduto 12 de Outubro

Em 1759, com a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal, a fazenda reverteu para a coroa portuguesa e, a partir de 1808, se transformou num local de veraneio para a Família Real. No reinado de Dom Pedro II, a fazenda se transformou na Fazenda Nacional de Santa Cruz onde, no final de 1881, foi inaugurado o moderno matadouro de Santa Cruz.

Senador Camará Largo Viaduto 12 de Outubro
Dom João VI Palacete Princesa Isabel
Marco Comemorativo Praça do Gado
Fonte Wallace Praça Dom Romualdo
Padre Guilherme Decaminador Praça Dom Romualdo
Marco dos Jesuítas Praça Dom Romualdo

Na década de 1930, foram feitas grandes obras de saneamento e criadas colônias agrícolas. Mais tarde, nos antigos campos de lavoura surgiriam indústrias, como a nova Companhia Siderúrgica Nacional e outras empresas. Atualmente, está sendo construída na região a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), com extenso píer na Baía de Sepetiba.

Cesário de Melo Praça Felipe Cardoso, 141
Marco aos Expedicionários
Praça Ruão
Marco Imperial Praça Ruão
Duque de Caxias Praça Ruão
Villagran Cabrita Praça Ruão
Cruzeiro Praça Ruão

Nas décadas de 1970 e 1980, a CEHAB construiu diversos conjuntos habitacionais na periferia de Santa Cruz, destacando-se os conjuntos de Antares, Otacílio Camará (Cesarão), Olímpio dos Santos (Urucânia), João XXIII, entre muitos outros.

José Antônio Ciraudo Rua Felipe Cardoso, 107
Marco 11 Rua Felipe Cardoso, 465
Bica de Cantaria Rua Fernanda, 535-623

Os principais acessos à Santa Cruz, além do trem (a estação de Santa Cruz foi inaugurada em 1879), são a Avenida Cesário de Melo, a Rua Felipe Cardoso e a Avenida Brasil.