O nome do bairro vem de Lourenço Madureira que, no século XIX, era lavrador e criador de gado em terras da antiga Fazenda do Campinho, existente desde o início do século XVII.

Chafariz Parque de Madureira
Marco Olímpico Parque de Madureira
Cascata I Parque de Madureira
Cascata II Parque de Madureira
Escultura I Parque de Madureira

No virada do século XIX para o século XX, Madureira já tinha se tornado um importante eixo ferroviário com a inauguração das estações de Madureira (1890), na antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II, e de Inharajá (1908) – atual estação Mercado de Madureira ou Magno -, na antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (linha auxiliar). Em 1958, com a inauguração do viaduto Negrão de Lima, foram interligadas as áreas do bairro separadas pelos ramais da linha férrea.

Escultura II Parque de Madureira
Orlando Leite Parque Orlando Leite
Mural Praça do Patriarca
Paulo da Portela Praça Paulo da Portela
Paulo da Portela Rua Clara Nunes, 81 (Portela)

Madureira se consolidaria como centro comercial dos subúrbios com a construção do Mercado de Madureira (1914), que, durante boa parte do século XX, foi o maior centro de distribuição de alimentos da região. Após sofrer um incêndio, em 2000, o “Mercadão” de Madureira ressurgiu modernizado.

Natalino José do Nascimento Rua Clara Nunes, 81 (Portela)
Oratório de São Jorge Rua Clarimundo de Melo, 820
Painel do Jongo e Samba Rua Domingos Lopes
Mãe Rua Francisco Braga
Rotary Internacional Viaduto Negrão de Lima

Madureira é uma referência significativa para a cultura carioca, não apenas no que se refere à musica – abriga a escola de samba Império Serrano, fundada em 1947, e o tradicional Jongo do Morro da Serrinha –, mas, também, ao futebol. O antigo Madureira Atlético Clube, o “tricolor suburbano”, revelou grandes jogadores como Didi, Jair da Rosa Pinto, Evaristo, entre outros.

Hoje, Madureira destaca-se como um importante centro funcional dos subúrbios, com intensa área comercial nas ruas Carvalho de Souza, Carolina Machado e Estrada do Portela, destacando-se shoppings como o “Tem Tudo”, Polo 1, o Shopping São Luiz e o moderno Madureira Shopping Rio.