A região tem como referencial histórico e atual, a Lagoa de Sacopenapã, nome dado pelos índios Tupinambás, que significava local ou caminho dos socós, aves pernaltas comuns nessas paragens. Também a denominavam de “Capopenipem”, local de raízes chatas do fundo lamacento da lagoa.

Cavalo Turco Avenida Borges de Medeiros
Lagoa Solidária Avenida Borges de Medeiros
Irmãos Rebouças Avenida Borges de Medeiros
Escultura Lagoa Avenida Borges de Medeiros
Curumin Avenida Borges de Medeiros
Balões ao Vento Avenida Epitácio Pessoa
General San Martin Avenida Epitácio Pessoa
Vaso Avenida Epitácio Pessoa
Banco Gaudi Avenida Epitácio Pessoa
Banco da Namoradeira Avenida Epitácio Pessoa

O Governador Antonio Salema, após dizimar as tribos indígenas, fundou o Engenho Del Rey, que seria repartido em três: os engenhos N. Sra da Conceição da Lagoa, Nossa Senhora da Cabeça e Vale da Lagoa. Mais tarde, Antonio Salema vendeu suas terras a Diogo de Amorim Soares, que a repassou, em 1609, a Sebastião Fagundes Varela, depois para João de Freitas Castro e Melo, que a transferiu para seu filho, o capitão português Rodrigo de Melo Castro Freitas. A partir de 1660, a Lagoa recebeu o nome de Rodrigo de Freitas, que ampliou a sua propriedade.

Marco da Imigração Japonesa Avenida Epitácio Pessoa
San Martin Avenida Epitácio Pessoa
João Pessoa Avenida Epitácio Pessoa
Mercúrio Avenida Mário Ribeiro
Buck Estádio de Remo da Lagoa
Amazonas Parque da Catacumba
Ampulheta Parque da Catacumba
Atleta Parque da Catacumba
Acoplamento Parque da Catacumba
Caminhada Parque da Catacumba

Na realidade, o atual bairro se situa nos grandes aterros feitos na lagoa pelo Prefeito Carlos Sampaio que, com uma equipe formada pelos engenheiros Alfredo Duarte e Saturnino Braga, delimitou todo o contorno da Lagoa, transformou o Caminho da Fonte da Saudade em rua e inaugurou, em 1922, a Avenida Epitácio Pessoa.

Compressão Parque da Catacumba
Construção Parque da Catacumba
Cosmo I Parque da Catacumba
Diana Caçadora Parque da Catacumba
Encontro Parque da Catacumba
Estrutura Parque da Catacumba
Estrutura em Diagonal Parque da Catacumba
Evangelista Mateus Parque da Catacumba
Evolução Parque da Catacumba
Flora Parque da Catacumba

Nessa planície artificial, obras complementares eliminando brejos deram origem ao atual Jockey Club Brasileiro, também chamado de Hipódromo da Gávea, projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisco Cuchet. O empresário Linneo de Paula Machado construiu suas instalações e o Jockey foi inaugurado, em 1926, pelo então Presidente Washington Luís numa corrida em sete páreos, assistida por trinta mil pessoas.

Fruto do Espaço Parque da Catacumba
Guardião Parque da Catacumba
Homem Sentado Parque da Catacumba
Iansã Parque da Catacumba
Incerteza Parque da Catacumba
Índio Lutando com Felino Parque da Catacumba
Jacaré 2000 Parque da Catacumba
Lua Parque da Catacumba
Marcos Tamoio Parque da Catacumba
Maternidade Parque da Catacumba

O aterro da área próxima à Fonte da Saudade, que ficava na chácara do Conselheiro Serra Lisboa, na Praia da Piaçava, deu origem a várias ruas como a Baronesa de Poconé, entre outras. As florestas existentes nos Morros dos Cabritos e da Saudade se tornaram Áreas de Proteção Ambiental, sendo criados os Parques Municipais Fonte da Saudade e José Guilherme Merquior. Após a remoção, em 1970, da Favela da Catacumba, que tinha 1500 barracos e 10 mil habitantes, foram reflorestadas as encostas do morro e criado o Parque da Catacumba ou Carlos Lacerda, inaugurado em 1978. Hoje, o parque sedia a Subprefeitura da Zona Sul. A abertura do Túnel Rebouças, nos anos 1960, transformou as pistas de entorno da Lagoa em áreas de intenso tráfego, o que se acentuou com a conclusão da Auto Estrada Lagoa-Barra.

Nijinsky Parque da Catacumba
Oxóssi Parque da Catacumba
Príncipe do Parque Parque da Catacumba
Prometeu Parque da Catacumba
Quoros Parque da Catacumba
Revoada Parque da Catacumba
Rio Parque da Catacumba
São Francisco de Assis Parque da Catacumba
Sofia Parque da Catacumba
Stabile Parque da Catacumba

Em ilhas artificiais da lagoa surgiram os Clubes Caiçaras e Piraquê (Clube Naval). Os aterros mais recentes fazem parte hoje do Parque Tom Jobim - que contorna toda a lagoa e engloba os parques do Cantagalo, dos Patins e das Taboas - com suas quadras, ciclovias e inúmeros quiosques de variada gastronomia, atraindo muita gente. Em dezembro, a atração é a gigantesca Árvore de Natal iluminada nas águas da lagoa.

Verticalidade Parque da Catacumba
Goleiro Parque da Catacumba
Vitor Assis Brasil Parque dos Patins
João Carlos (J. Carlos) Praça Alcio Souto
Manuel Madruga Praça Alcio Souto
Marco do Lions Praça Alcio Souto
Quintino Bocaiuva Praça Alcio Souto
General André Vidal de Negreiros Praça Corumbá
Vaso Praça José Acioli
Ritual do Vento Praça José Mariano Filho
Sagrado Coração de Jesus Rua Frei Solano

Propícia a esportes náuticos, a lagoa reúne as sedes do Clube de Regatas do Vasco da Gama, do Botafogo e do Flamengo, além do Estádio de Remo da Lagoa, onde foram disputadas as competições de canoagem e remo dos jogos Pan-Amercianos de 2007.

Destacam-se, também, a Sociedade Hípica do Brasil, o Clube Militar, o Hospital da Lagoa, as Igrejas de Santa Margarida Maria e São José da Lagoa. Próximos à sua orla, ficam os Clubes Monte Líbano, AABB e Paissandu, em estilo modernista.