A colonização do território do Município de Miracema é atribuída aos esforços de D. Ermelinda Rodrigues Pereira, que, na primeira metade do século XIX, no local onde atualmente existe a praça que tem seu nome, construiu uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. Doou, também, alqueires de terras para a construção da futura freguesia de Santo Antônio, mais tarde, Santo Antônio dos Brotos.

Em 1883, a freguesia de Santo Antônio dos Brotos tem sua denominação mudada para Miracema. No século XIX, teve intensa vida econômica e social e um grande surto progressista, tornando-se importante zona protetora de café, algodão e cana-de-açúcar, com indústria e comércio prósperos. Devido ao seu crescente progresso, Miracema foi elevada à categoria de Município em 7 de novembro de 1935.

Biblioteca Municipal/Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro

Situada em frente a Praça dos Estudantes, é uma pequena construção com um jardim frontal, onde está o monumento em homenagem ao Deputado Luiz Fernando Monteiro Linhares. A Biblioteca Municipal também é conhecida como Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares, porque além da sala central, onde funciona a sala de consulta, existem duas outras,uma para exposição e outra onde se encontra a Cruz Vermelha.

O nome do Pavilhão é uma homenagem à mãe de Luiz Fernando Monteiro Linhares. Antigamente funcionava numa pequena sala situada na Prefeitura Municipal, sendo inaugurada em 01 de maio de 1980. A Biblioteca Municipal conta com 2.800 obras catalogadas, não possuindo coleções principais, mas se destacam três cirandas de livros. Além das obras catalogadas, existem inúmeros livros didáticos de 1º e 2º graus, que são consultados e/ou emprestados a professores e alunos e também periódicos. Na sala de consultas se encontram em exposição fotos que retratam as obras da Praça dos Estudantes, do Colégio Estadual Deodato Linhares, do Correios e Telégrafos, do Pavilhão Cultural e da Ponte sobre o Ribeirão de Santo Antônio.

Busto de Getúlio Vargas

O Busto está localizado no centro da Praça Getúlio Vargas e em frente a Rodoviária. A Praça tem formato triangular e é toda arborizada. Possui sete canteiros gramados e com flores, bancos de madeira e cimento. O busto foi inaugurado em 19/04/1960 e feito por um morador de Santo Antônio de Pádua e tem 0,50 metros de altura e é feito de concreto pintado com cor de bronze. Está localizado no topo de um pedestal de 4 metros de altura, sendo o topo, mais fino do que o pé. Possui quatro escadas ao redor com quatro degraus cada. Pregada ao pedestal há uma placa de bronze com os seguintes dizeres: "Ao inesquecível Estadista Getúlio Vargas. Governo e Povo de Miracema com preito de admiração e reconhecimento". OBS: A homenagem a Getúlio Vargas, pelo governo de Miracema, não quer dizer que ele tenha feito algo para a cidade mas sim o que ele representou para a história do Brasil.

Busto do Poeta G. Barroso de Carvalho

Situado quase no centro da Praça Dona Ermelinda, perto do chafariz com muitas flores e árvores ao seu redor. Inaugurado em 15 de novembro de 1959, foi um presente da Marinha ao Povo de Miracema. Seu bronze é de antigos canhões navais e está em um pedestal de 2 metros, sendo metade de mármore preto e cimento. Este busto é uma homenagem ao Poeta que nasceu em Miracema em 23 de abril de 1892 e foi um eterno romântico boêmio, que improvisava adoráveis versos satíricos e jocosos. Ficou famosa sua frase proferida no auge da campanha separatista: "Miracema? Águia Cativa que sofre o martírio dos que vivem sentindo asas nos ombros e grilhões nos pés".

Busto do Prefeito Jamil Cardoso

O busto está dentro dos jardins da Prefeitura de Miracema. O local é gramado, com árvores e girassóis. O jardim da Prefeitura está localizado ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio. O busto do Prefeito Jamil Cardoso está situado ao lado do busto do Prefeito José de Carvalho. Feito no Governo de Prefeito Salim Bou-Issa, por um morador de Santo Antônio de Pádua, foi inaugurado em 05 de dezembro de 1982. O busto é em concreto e pintado em cor de bronze. Mede 0,5 metros de altura e está no topo de um pedestal de 1,7 metros de altura.

Busto do Prefeito José de Carvalho

O busto está dentro dos jardins da Prefeitura de Miracema. O local é gramado, com árvores e girassóis. O jardim da Prefeitura está localizado ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio. O busto do Prefeito José de Carvalho está ao lado do busto do Prefeito Jamil Cardoso. Feito no Governo de Prefeito Salim Bou-Issa, por um morador de Santo Antônio de Pádua, foi inaugurado em 05 de dezembro de 1982. O busto é em concreto e pintado em cor de bronze. Mede 0,5 metros de altura e está no topo de um pedestal de 1,7 metros de altura.

Igreja Matriz Santo Antônio

Situada em um pequeno platô gramado com algumas residências ao seu lado e a Praça Ari Parreiras à sua frente. Não se sabe exatamente a data de construção, só se sabe que foi inaugurada no dia 03 de maio de 1900 e acha-se que o construtor foi o Coronel José Carlos Moreira e que sua planta é atribuída a um alemão, amigo do coronel, que ficou uns tempos em Miracema. Não se tem maiores referências históricas sobre o atrativo. Sua construção é uma obra de arte arquitetônica, onde em todos os cantos se depara com preciosidades.

Desde a fachada externa do Templo, cuja rosácea em vitrô e o relógio instalado anos após sua inauguração, até o âmago dos altares, como o altar-mor e as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, compõem os traços arquitetônicos ecléticos. Sua arquitetura foi alterada por volta de 1960: sua escadaria central com balaústres foi destruída e no lugar construíram duas escadarias laterais; as duas torres foram levantadas aproximadamente 2 metros.

Monumento à Luiz Fernando Monteiro Linhares

Inaugurado em 03 de janeiro de 1981, está situado no Jardim da Biblioteca Municipal, que é gramado e com flores do campo ao seu redor. De tamanho natural, é feito de cimento e está em um pedestal, também de cimento, medindo 1,5 m. O único dado sobre seu autor é que ele é natural de Santo Antônio de Pádua. O Monumento do Deputado Luiz Fernando Monteiro Linhares é uma homenagem pela sua dedicação a Miracema na construção da Praça dos Estudantes, Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares e outros.