Este antigo Distrito de Cabo Frio teve seu povoamento iniciado em 1740, com a pesca da baleia.

Localizado em uma península, de litoral bastante recortado, onde são encontradas inúmeras praias, com vegetação nas encostas e temperaturas de águas transparentes: Geribá, Ferradura e Ferradurinha, Focas, Fornos, Brava, João Fernandes e João Fernandinho, Azeda e Azedinha, Ossos, Armação, Tartaruga. Na entrada da península ficam as praias Rasa e Manguinhos, onde se encontram as ilhas Rasa e Feia, com belíssima visão da Serra do Mar.

Por volta dos anos 60 foi descoberta pelo turismo e é hoje um dos balneários mais conhecidos internacionalmente.

Capela de SantAnna

A Capela se localiza na antiga Praia do Marimbondo, hoje Praia dos Ossos. Foi construída em l740 em pedra e cal - com argamassa de óleo de baleia, sendo os frontais de tijolo. Na época da pesca da baleia, ao ver o esguicho de água da baleia, manifestação característica do animal, o padre tocava o sino para enviar os baleeiros a caça. A abertura oficial da caça às baleias começava no dia 26 de julho, durante a festa de Sant\'Anna, quando o material de pesca e pescadores eram abençoados pelo padre. Atrás da Capela está localizado o cemitério dos escravos, que funciona até hoje.

Estátua Brigitte Bardot

Escultura em tamanho natural da famosa atriz francesa Brigitte Bardot. Foi realizada por Christina Motta, à pedido da prefeitura, tendo sido inaugurada em 1999.

Igreja de Sant`Anna

A Capela se localiza na antiga Praia do Marimbondo, hoje Praia dos Ossos. Foi construída em l740 em pedra e cal - com argamassa de óleo de baleia, sendo os frontais de tijolo. Na época da pesca da baleia, ao ver o esguicho de água da baleia, manifestação característica do animal, o padre tocava o sino para enviar os baleeiros a caça. A abertura oficial da caça às baleias começava no dia 26 de julho, durante a festa de Sant'ana, quando o material de pesca e pescadores eram abençoados pelo padre. Atrás da Capela está localizado o cemitério dos escravos, que funciona até hoje. Descrição: Entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação, a Igreja de Sant'Anna foi a primeira construção religiosa do povoado e tem quase 300 anos. O dia da padroeira é comemorado no dia 26 de julho. Atrás da Capela ficava Localizado o Cemitério dos Escravos e que até hoje funciona novamente. Deste local tem-se uma das mais belas vistas da cidade. Diz a lenda que a imagem de SantÁnna foi encontrada no mar por pescadores e colocada numa capela; na manhã seguinte haveria mudado de posição sozinha ficando assim virada para o mar.