Arquivo Histórico Municipal

Tem como acervo cultural a documentação histórica do Município e região (datadas de 1870), fotografias, periódicos, panfletos, mapas e informações diversas. Os documentos, videos e fotos estão em arquivos deslizantes para facilitar o acesso dos usuários à informação.

Capelinha Nossa Senhora de Aparecida

Reestruturada pelo então Prefeito Leonel Pavan, a Capelinha Nossa Senhora de Aparecida representa mais um belo marco do município, que atrai vários turistas e comunidade local o ano inteiro. Para chegar até lá é necessário subir 115 degraus, aos quais inúmeros fiéis pagam promessas, oram ou simplesmente apreciam a vista parcial da cidade. Está localizada junto a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

Centro Municipal de Cultura

Quem aproveita as férias para se enriquecer culturalmente, não pode deixar de conhecer o Centro Cultural da cidade. Inaugurado em dezembro de 1996, o centro oferece muitas informações sobre as artes e a história do município. No lugar ficam a biblioteca municipal e o arquivo histórico, com um acervo de fotografias e jornais antigos

Cristo Luz

Localizado no alto do Morro da Cruz, o Cristo Luz é uma estátua com 33 metros de altura (cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro), que simboliza os 33 anos de vida de Jesus Cristo e os 33 anos de emancipação política de Balneário Camboriú. Na mão esquerda, ele segura um disco irradiando a cidade com dezenas de feixes luminosos que se movimentam num ângulo de 180 graus. O disco simboliza o sol e os raios representam as sementes que são lançadas pelo Salvador.

Igreja de Santo Amaro

Em estilo colonial, a Igreja é uma das mais antigas de Santa Catarina. Sua estrutura foi feita em óleo de baleia e é caracterizada, também, pela vinda da Família Real Portuguesa que doou peças barrocas datadas do século XIX.

Igreja Matriz de Santa Inês

Localizada no centro da cidade, sua arquitetura possui características praieiras, de formato arredondado, que simboliza o chapéu de palha de um pescador. Sua construção foi iniciada dia 21 de janeiro de 1967 e a edificação da torre, onde estão instalados os quatro sinos, em 8 de novembro de 1990.

Museu Arqueológico

Localizado no Parque Cyro Gevaerd, o museu possui mais de cinco mil peças, entre elas estão expostos fósseis com milhares de anos da civilização antiga da região. Provenientes do sítio arqueológico de Laranjeiras, merecem destaque as ossadas de duas índias grávidas, cujos os fetos são perfeitamente perceptíveis. Segundo especialistas esses são raros exemplares com apenas quatro similares no mundo.

Museu do Artesanato Catarinense

Com um acervo de 716 peças, com destaque para a cerâmicas, vimes, tecidos, couro, esculturas em madeiras, etc. Grupos folclóricos representando o boi-de-mamão, pau-de-fita e a bandeira do Divino. Ainda há uma réplica de um engenho de farinha com 22 peças.