O Rio Grande do Sul é um Estado extremamente trabalhador e hospitaleiro; sempre aberto a quem deseje desfrutar de seus encantos naturais, de sua atraente culinária e empolgantes tradições.

É o maior produtor de grãos, segundo pólo comercial e da indústria de transformação em todo o País. Na área social, sua população alcançou excelente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e ótima qualidade de vida. E a abundância de água, energia, transportes e comunicação são bem distribuídos, fazendo desse Estado um fascinantes destino.

- Cidade de Pelotas

Sua capital, Porto Alegre é uma metrópole sofisticada, que conta com centros de convenções, infra-estrutura hoteleira de alto nível, shopping centeres, espaços para realização de shows musicais, teatrais e de dança, e um bem equipado aeroporto internacional. Seus parques bem cuidados e uma arraigada consciência ecológica fazem dessa cidade uma das mais verdes do Brasil. Ademais, é rica em roteiros culturais e oferece aos mais animados uma das noites mais badaladas do País. A gastronomia é de qualidade inquestionável, abrangendo todas as tendências culinárias. Uma cidade verdadeiramente encantadora.

O Estado do Rio Grande do Sul é dotado também de grande expressividade turística, não só no segmento do lazer, mas também no turismo de negócios e eventos. E novas opções vêm surgindo com bastante força no Estado, como o turismo rural, com as tradicionais estâncias gaúchas; o de aventura e ecológico, oferecendo roteiros ligados ao contado direto com a natureza; o religioso, já bastante praticado pela população - com festas e procissões que reúnem mais de 500 mil participantes; e o turismo histórico-cultural, que tem como principal atrativo as Missões Jesuíticas, Patrimônio da Humanidade.