Casa à Rua Francisco Cunha

A casa está ligada ao episódio militar da heróica resistência de cidade da Lapa durante a Revolução Federalista, em 1894. Nela faleceu, após ferimento em combate, o então Coronel Antonio Ernesto Gomes Carneiro, comandante das tropas leais ao governo do Mal. Floriano Peixoto.

Casa de Câmara e Cadeia

A Casa de Câmara e Cadeia segue o partido arquitetônico tradicional: edifício isolado, tendo no pavimento térreo celas com portas e janelas dotadas de grades de ferro e um pátio central e, no superior as instalações da Câmara Municipal. O edifício foi concluído em 1868, pelo engenheiro Francisco Therésio Porto. Funciona hoje como Museu de Armas com acervo particular.

Casa do Coronel Joaquim Lacerda

Casa térrea urbana construída entre 1842/1845 em alvenaria da pedra com paredes internas de estuque. O edifício apresenta cobertura de três águas, com beiral distinto em cada fachada: "de cimalha", com elegante perfil em argamassa na principal; de "beira seveira", executado com telhas sacadas do paramento da parede na lateral e, por fim, "cachorrada" sucessão de peças de madeira que sustenta as primeiras fiadas de telhas nos fundos. Nessa casa foi assinada a ata de rendição da cidade por ocasião do cerco à ela imposto, no início de 1894, pelos revolucionários federalistas oriundos do sul. Abriga atualmente a sede do Museu- Casa Coronel Joaquim Lacerda.

Igreja Matriz da Lapa

Erigida entre 1769 e 1787, em alvenaria de pedra, constitui-se em bom exemplar da arquitetura luso brasileira da segunda metade do século XVIII no planalto paranaense, caracterizado por sua torre única e pelo desenho em curvas do frontão, arrematado por pináculos. O interior, bastante simples, em nave única, não apresenta peças de arte sacra relevantes. A Igreja Matriz da Lapa tem invocação de Santo Antônio.

Conjunto arquitetônico e paisagístico

Fundação setecentista no caminho das tropas entre o sul da colônia e São Paulo, constitui-se em marco do processo de ocupação e povoamento do segundo planalto paranaense nos séculos XVIII e XIX. Apresenta, do ponto de vista urbanístico, aspectos comuns às cidades implantadas ao longo daquele caminho: conformação linear com ruas estruturadas paralelamente ao Caminho das Tropas, interligadas por travessas de reduzida largura. A cidade foi cenário do episodio conhecido como "Cerco da Lapa" quando em 1894 forças governistas comandadas pelo Coronel Gomes Carneiro resistiram durante vários dias ao assedio de rebeldes do partido federalista do Rio Grande do Sul contrários ao governo federal. O conjunto urbano apresenta elementos de várias correntes arquitetônicas (luso brasileira, arquitetura do imigrante e eclética ) que pela sua escala e volumetria configura um conjunto harmonioso e de grande qualidade. A área tombada é composta de 14 quarteirões com 235 imóveis.

Teatro São João

Construído entre 1873 e 1876 conforme projeto atribuído ao engenheiro Francisco Theresio Porto, este teatro é o último remanescente deste tipo de construção do século passado no Paraná. De pequenas dimensões, apresenta na fachada cinco vãos em arco pleno, encimados por platibanda interrompida por pequeno triângulo. De grande interesse é o interior, todo construido em estrutura de madeira onde dispõem-se, em ferradura, duas ordens de camarotes em torno da platéia.