Casa à Praça Dom Joaquim

Casa setecentista onde um dos cômodos do térreo exibe um interessante teto pintado em painéis, representando a história do Filho pródigo. Provavelmente executados em 1790, por autor desconhecido, mostram as figuras humanas curiosamente trajadas à moda da época.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A capela de Nossa Senhora do Rosário deve sua origem à mais antiga irmandade de Conceição do Mato Dentro, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, constituída em 1723. A Igreja apresenta partido tradicional, composto de nave, capela-mor e sacristias laterais. A singularidade está no frontispício chanfrado, de aspecto poligonal, mas com chanfros em ligeira curvatura. A fachada, provavelmente do século XIX, é composta por porta encimada por óculo e torre única cobertura de telhas. Internamente, ostenta três retábulos de boa talha, executados em diferentes estilos. O altar dedicado a São Francisco de Assis talvez seja o mais antigo, suas grandes proporções sugerem tratar-se do primitivo altar-mor. O dedicado a São Sebastião, é de gosto rococó, ao passo que o altar-mor apresenta elementos estruturais com características do neoclassicismo. A pintura do forro da capela-mor de gosto rococó, datado de 1774, mostra na composição central, Nossa Senhora do Rosário e São Domingos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Filiando-se ao partido tradicional das matrizes mineiras da primeira metade do século XVIII, esta igreja apresenta planta composta de nave, capela-mor e duas sacristias que se estendem ao longo das paredes desta. As torres, de secção quadrada, são cobertas por telhados de quatro águas. O conjunto de talha dourada que reveste os três altares, datáveis de meados do século XVIII e de autoria desconhecida, é de excelente qualidade apesar da pintura descaracterizadora. Na sacristia da direita está um excepcional conjunto de pinturas, constituído pelo painel do forro e uma série de painéis emoldurados situados acima do arcaz. Sua composição caracteriza-se pela extrema liberdade das formas que a constituem e pela predominância da tonalidade rosa no colorido, contrastando com a representação do Santo Sudário ao centro do forro. Ladeia a composição, uma varanda abalaustrada e florida, sobre a qual estão assentadas as figuras femininas simbolizando a fé, a esperança, a caridade, a temperança e os cinco sentidos.

Obras de talha do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos

Conjunto de talha composto de 03 retábulos em estilo rococó, e correspondentes aos altares da capela-mor e do arco-cruzeiro da primitiva igreja. O tombamento abrange também uma imagem do Senhor crucificado e duas credências. Os retábulos são constituídos pelo altar-mor e dois altares colaterais.