Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Diante da falta de documentação, são ignoradas a data de construção da capela, através de estudos comparativos dos retábulos, supõe-se que seja a mais antiga da região. A planta se divide em duas secções, a primeira correspondente à nave e a segunda à capela-mor e sacristias laterais. Apresenta estrutura em taipa e madeira, cobertura em duas águas e beirais em cachorros .A fachada simples, é composta apenas pela porta principal e duas janelas à altura do coro. No interior possui forros abobadados, com vestígios de pintura decorativa. Detalhes de interesse são a porta-confessionário e o coro guarnecido por treliças de madeira.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Nada se apurou quanto a época precisa da construção da atual igreja e dos responsáveis pelas obras de construção e ornamentação. Baseando-se no depoimento do viajante austríaco, John Emanuel Pohl, e na análise comparativa dos retábulos existentes no templo, supõe-se que a edificação foi construída em fins do século XVIII ou princípios do XIX. A planta da igreja é composta por nave, capela-mor, sacristias e dois outros cômodos anexos, indicando modificações no partido original.

O frontispício simples, apresenta porta principal centralizada e duas janelas rasgadas no coro e, acima das mesmas, um pequeno óculo na empena. No lugar das torres existe apenas um balcão-sineira rústico isolado, apoiada na parede lateral da nave, e ao qual tem-se acesso por escada interna. No interior, o retábulo do arco-cruzeiro, lado do Evangelho, de tratamento mais apurado, é delimitado por colunas retas de fuste estriado, apresentando camarim encimado por dossel e ornatos rocaille no coroamento. Contrapondo a este, no lado oposto, um altar de menores dimensões, conserva a estrutura típica dos retábulos da primeira fase do barroco, com colunas torsas e arquivoltas concêntricas.

Esse retábulo, embora rústico, é valorizado por interessante sanefa que mostra internamente pintura decorativa.. Já o altar-mor, composto por linhas estruturais simplificadas, dentro das tendências do século XIX, mostra boa confecção e harmoniosa policromia.. Nas paredes laterais da capela-mor estão inseridos dois nichos simples, observando-se no teto painel em pintura parcialmente destruído, denotando porém boa qualidade técnica. Através das partes conservadas do forro, constata-se que a composição tem como tema central a Virgem rodeada de anjos, cercada por balaustradas que partem da altura da cimalha.