Em 1956, o então Presidente Juscelino Kubitschek deu início à construção da nova Capital Federal. Milhares de trabalhadores, vindos de todos os cantos do País, concentraram-se na região, construindo não só a cidade que seria o centro do poder no País, mas também dando forma às terras que hoje conhecemos como Distrito Federal.

- Cidade de Brasília

Brasília, capital do Distrito Federal e do País, nasceu do projeto urbanístico de Lúcio Costa e é destino obrigatório para os visitantes. O grande atrativo da cidade é o turismo cívico. Num passeio pela Praça dos Três Poderes, é possível conhecer os locais de onde emana a maioria das decisões políticas. Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Esplanada dos Ministérios, Palácio do Itamaraty e Palácio da Justiça se misturam aos monumentos e obras de renomados artistas e enchem os olhos de quem vem à cidade, num emocionante passeio pelo coração do poder.

Por sua beleza arquitetônica, Brasília foi tombada, em 1987, como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, sendo a única cidade criada no século XX a receber esse título.

O Plano Piloto tem a forma de um avião, com eixo central e asas. Quem circula pela região percebe sua divisão em setores bem definidos, as amplas avenidas e muitas árvores, por todos os lados.

O Lago Paranoá, criado para amenizar a baixa umidade em determinadas épocas do ano, além de proporcionar uma bela vista, também é uma excelente opção para a prática de esportes náuticos e para o lazer.

Mas nem só de turismo cívico vive o Distrito Federal. Quem passar pela região pode encontrar belíssimos opções de passeios ecoturísticos, como o Jardim Botânico, o Parque Nacional de Brasília e a Estação Ecológica de Águas Emendadas. É nesta última reserva que se encontram as nascente dos cursos d’água que formam a Bacia Amazônica e a Bacia do Prata. As cachoeiras de Mumunhas, Poço Azul, Saia Velha e Tororó são um refresco para o turista, com trilhas acessíveis até para quem não é perito em aventura.