O Estado do Ceará foi a primeira província do Império a abolir a escravidão – em 1884, cinco anos antes do restante do País –, e por isso ficou conhecida como a terra da abolição. Esse Estado representa a terceira maior economia da Região Nordeste brasileira. Sua capital, Fortaleza (link para o texto de Fortaleza) tem um moderno perfil arquitetônico e representa um importante pólo turístico.

- Cidade de Acaraú
- Cidade de Aquiraz
- Cidade de Aracati
- Cidade de Fortaleza
- Cidade de Icó
- Cidade de Iguatu
- Cidade de Quixeramobim

Depois de séculos de uma economia eminentemente agrária, o Estado vem passando por um surto de desenvolvimento industrial. O pólo de confecção cearense é o segundo maior no ranking nacional em produção e exportação. A industrialização se verifica ainda nas áreas de calçados, mobiliário, alimentícia, de mineração, editorial, gráfica e metalúrgica.

Terra de caboclos, descendentes da miscigenação do índio, do negro e do português, o Estado do Ceará é também um dos maiores pólos culturais do Brasil, marcado pela religiosidade popular e pela presença de seus intelectuais nas letras e nas artes nacionais. É terra natal de escritores como José de Alencar, um dos maiores romancistas do chamado indianismo da literatura brasileira; e Rachel de Queiroz, um dos nomes mais expressivo do romance regionalista.

Com muito sol e calor durante o ano inteiro, e temperatura amena à noite, o Estado do Ceará apresenta um ecossistema diversificado, formado por regiões de caatinga, Mata Atlântica, cerrado e manguezais. Seguindo o crescimento industrial, o turismo é a área que mais se desenvolveu ali nas últimas décadas.

A cidade de Fortaleza recebe uma média de meio milhão de turistas todos os anos, atraídos, grande parte, pelos deslumbrantes 576km de litoral – abrigo de 87 praias e grandes áreas cobertas de dunas. E a diversão não acaba por aí; existem ainda várias atrações espalhadas pelo interior do Estado, onde se destaca o Parque Nacional de Ubajara, com grutas, cachoeiras e trilhas perfeitas para a prática do trekking.