Casa de Câmara e Cadeia

Hoje Museu São José de Ribamar, primeiro pavimento (Cadeia) erguido no século XVIII e o segundo pavimento (Câmara) data da seca de 1877.

Museu Sacro São José de Ribamar

Quem vai às praias da Costa Sol Nascente e passa por Aquiraz não pode deixar de conhecer o primeiro museu de artes sacras do Ceará. São 640 peças, entre objetos de prata, porcelana, imagens de santos, castiçais e cruzes, a maioria doada por padres jesuítas. Uma peça rara do Museu Sacro São José de Ribamar é a imagem, vinda de Portugal, de Nossa Senhora de Santana feita em madeira policromada, datada do século XVIII. A maior parte das peças é feita em madeira em estilo colonial. Lampadários dos séculos XVIII e XIX impressionam pela beleza. O prédio que abriga o museu já foi sede da antiga Casa de Câmara. Em 1742, o prédio foi a Cadeia Pública da região. A edificação é tombada pelo Patrimônio Histórico Cearense.

Mercado de Carne

Arquitetura popular formada por uma construção em planta quadrada, com telhado de quatro águas feito em madeiramento de carnaúba de grande efeito plástico, apoiado em coluna central de alvenaria de tijolos. Envolvendo essa construção, há uma outra de formato em "L", formada por um conjunto de lojas, que abrem diretamente para a rua, que também está incluída no tombamento.