A basílica é inspirada na arquitetura mozárabe, manifestação cristã vigente na Península Obérica do século XVI ainda muito marcada pela tOriginalmente, suas terras pertenciam ao fazendeiro italiano Francisco Moneró e o bairro surgiu com o loteamento Jardim Ipitanga, em 1955, ocupando área de 100.000 m2. Estendendo-se entre a praia do Dendê e a estrada de Tubiacanga (atual Governador Chagas Freitas), resultou em 15 ruas, como a Adolfo Porto, Domingos Secreto, Alteia, avenida do Magistério, Franco Job, Bardana, Princesa, o prolongamento da estrada do Dendê, entre outras.

Inicialmente denominado Jardim Ipitanga, em referência ao seu antigo proprietário, os moradores só o chamavam de “Moneró”, nome que acabou prevalecendo quando da oficialização do bairro pelo Decreto 3158, de julho de 1981. No dia 25 de dezembro de 1976, a Prefeitura do Rio inaugurou a Praça Papai Noel, uma área de 2.000 m2 equipada com “play ground”, bancos, mesas para jogos e canteiros.

Na década de 1980, foi criado o corredor esportivo, na orla da avenida de Magistério, ao longo da praia do Dendê, com quiosques, quadras polivalentes, calçadão para caminhadas e passeios de bicicleta, com o belo panorama da Baia de Guanabara e Serra dos Órgãos ao fundo. Em 2002 seria ampliado, com novas quadras esportivas, pista de “skate”, anfiteatro, bicicletários, aparelhos de ginástica, continuação da pista de caminhadas, tornando-se uma das maiores áreas de lazer da Ilha do Governador.

Predominantemente residencial, o Moneró é considerado um dos melhores bairros em todo o Rio de Janeiro, em função de sua diversificação urbana e infra-estrutura. Fica próximo ao Ilha Plaza Shopping, inaugurado em 1992 na avenida Maestro Paulo e Silva, no bairro vizinho do Jardim Carioca. Na praia da Rosa, junto a remanescentes de manguezais, o Governador Iate Clube, implantado em uma ilha, oferece esportes náuticos, academia de ginástica, eventos diversos e torneios de futebol, sua fundação foi no ano de 1958.