O bairro do Maracanã apresenta aspecto peculiar, uma vez que seu adensamento populacional, desenvolvimento urbano e processo de verticalização foram condicionados pelo leito do rio que dá origem ao seu nome (significando “rio do Papagaios” em indígena), o bairro que hoje tem como marco arquitetônico o maior estádio de futebol do mundo, o Estádio do Maracanã, construído em 1950 para a Copa do Mundo, na área do antigo Derby Clube.

No local da antiga favela do “Esqueleto”, removida na década de 1960, foi construído o “Campus” da atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Nele ficam as estações Maracanã da linha 2 do Metrô e Maracanã da Supervia.

Como vias principais destacam-se as avenidas Presidente Castelo Branco, Maracanã e a Rua São Francisco Xavier.

Escola Municipal Bárbara Ottoni
Endereço: Rua Senador Furtado, 94

Inaugurada na gestão do Prefeito Carlos Sampaio, em março de 1922. Nesse local uma chácara de propriedade da família Ottoni, doada na ocasião ao Distrito Federal para o funcionamento da escola.

Estádio Gilberto Cardoso
Endereço: Avenida Maracanã

Localizado ao lado do estádio do Maracanã, teve suas obras iniciadas a 30 de maio de 1953 e terminadas a 24 de setembro de 1954, sendo construído pela firma Prolar S/A . Seu atual nome é Ginásio Gilberto Cardoso, em homenagem ao antigo presidente do Flamengo, grande incentivador do basquetebol na cidade. Este estádio possui capacidade para 20 mil pessoas sentadas, bares, restaurante, sanitários, modernos vestiários, 12 cabines de rádio e televisão. Construído para a realização do Campeonato Mundial de Basquetebol em 1954, é hoje o palco dos grandes acontecimentos esportivos e sociais da cidade, como: campeonatos de basquetebol, voleibol, desfiles para concursos de “Miss”, congressos religiosos, circos, espetáculos de patinação no gelo, desfiles de modas, festivais de música, etc. Sua capacidade de público foi ultrapassada várias vezes, por ocasião dos jogos do Campeonato Mundial de Basquetebol e Voleibol, e de apresentações religiosas e circenses. Foi destruído por um incêndio em 1967, sendo reconstruído depois.

Estádio Jornalista Mário Filho
Endereço: Avenida Maracanã

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol e Taça Libertadores da América, competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Ao longo do tempo, no entanto, o estádio também passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 92 mil espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.