O nome indígena, COG-ETÁ ou COG-ATÁ, ou seja, “roças”, refere-se aos cultivos feitos pelos primeiros habitantes da Ilha do Governador. A região era conhecida como praia da Olaria, devido na segunda metade do século XIX, haver produção de artefatos de cerâmica para a construção civil na região. O bonde começou a circular em 1922, partindo da Ribeira até Cocotá e, como referencial histórico, existe ainda a Estação de Bondes Santa Cruz, na esquina da estrada da Cacuia com a rua Capitão Barbosa, hoje com outro uso.

Em 1938, houve registros de loteamento na praia da Olaria, dando origem a diversas ruas. Vias importantes do bairro são a estrada da Cacuia, a rua Tenente Cleto Campelo e a avenida Paranapuã. O comércio é expressivo e no bairro ficam o Centro Cultural Euclides da Cunha, o Fórum da Ilha do Governador e a Igreja de São Sebastião. O antigo saco e praia da Olaria foram aterrados, para a implantação do Parque Poeta Manuel Bandeira, inaugurado em 19 de abril de 1978, com mais de 180 m2 de área, tornando-se a maior área de lazer da Ilha do Governador, com quadras esportivas, campo de futebol, estacionamento e brinquedos.

Em 2003, beneficiado pelo Projeto Rio-Cidade da Prefeitura, o Parque passou por ampla reforma, ganhando pista, ciclovia, novas quadras poliesportivas, pista de skate e campo de futebol com grama sintética. E tudo começou com um espanhol, Ramon Rodriguez Y Rodriguez que veio para o Cocotá no final do século XIX e construiu a primeira empresa da Ilha do Governador, uma fábrica de cal (caieira), na praia de Cocotá, onde hoje está o Edifício “Sobre as Ondas”.

Destaca-se, também, o Esporte Clube Cocotá, inaugurado em 3 de dezembro de 1922, em um terreno de 11.500 m2, entre as ruas Graná e Moravia. No limite entre os bairros do Cocotá e da Cacuia, fica o Hospital Municipal Paulino Werneck, inaugurado em 06 de agosto de 1935, com o nome “dispensário”, para tratamento de tuberculosos, atualmente funciona como emergência em regime de 24 horas, absorvendo urgências clínicas e cirúrgicas de médio porte e uma tradicional maternidade (única em toda a ilha), com enfermarias e ambulatórios.

A mais recente grande obra beneficiando o Cocotá e a Ilha do Governador foi a construção do novo Terminal Hidroviário do Cocotá, inaugurado no dia 16 de novembro de 2006. As obras duraram um ano e meio e o trajeto das barcas é único: Praça 15-Cocotá-Praça 15, também com Catamarãs, possui integração com linhas de ônibus da região e dois estacionamentos. Ele substitui o da Ribeira, que será desativado.