O nome do bairro do Andaraí pode ter procedência no antigo nome do rio Joana, que se chamava ANDARA-HY AÇU, ou “rio Grande dos Morcegos”, ou no Pico do Andaraí, cuja tradução do tupi para o português seria “empinado para cima”.

Inicialmente, eram as vastas terras dos jesuítas, denominadas de Andaraí Grande e lá pelo século XIX parte dessas terras teriam sido adquiridas por um juiz, tornando-se um grande latifúndio. Mais tarde vieram as chácaras e depois as vilas de casas populares, ainda hoje muito freqüentes, que abrigavam os operários das fábricas que lá pelos anos 1890 passaram a ser comuns no bairro. Depois, lentamente essas fábricas foram sendo desativadas.

Os primeiros registros de loteamentos regulares na área são de 1917, em torno das ruas Leopoldo e Barão de Mesquita, consolidando-se desde esses tempos o Andaraí como um bairro residencial.

O RioCidade beneficiou recentemente o entorno da rua Barão de Mesquita na sua parte da Andaraí, levando melhorias às calçadas, novos estacionamentos, criação de novas baias de ônibus, entre outros aportes. Nele foi construído o Iguatemi Shopping, na divisa com Vila Isabel, inaugurado em 1996.

Renascença Clube
Endereço: Rua Barão de São Francisco, 54

Tombado por seu valor histórico-cultural, o Renascença Clube é um dos mais tradicionais clubes za Zona Norte do Rio, famoso pelas rodas de samba que promove. Foi fundado em 1951 em Lin de Vasconcelos.