Sandra Guinle iniciou seus estudos de Artes Plásticas em 1997, na Arquitec/Campinas, onde cursou desenho, pintura, cerâmica e história da arte. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage freqüentou os cursos de desenho e pintura (1998 a 2001) e é uma escultora autodidata.

Sandra Guinle deu algumas aulas nas oficinas "Fazendo arte" da FEUSP na Universidade de São Paulo além de palestras, essas mesmas oficinas, foram dadas também em algumas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Está sempre engajada em projetos sociais visando um norte melhor para os menos favorecidos.

Procurando estreitar a admiração e o respeito pelos portadores de necessidades especiais Sandra permite o toque em suas obras e informações em braile, estão presentes no espaço onde ocorre suas exposições. Em 2007 a artista inaugura O Museon; Museu da Escola Americana do Rio de Janeiro com a mostra “Origem, Testemunho, Reflexão” onde junto dos alunos propõe uma reflexão sobre o foco de cada um de nós como indivíduo e a capacidade da arte como veículo transformador significativo.