Saint Hilaire

Endereço: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Peça: Busto
Data: 1900
Artista: Humberto Cozzo
Material: Bronze

- clique na imagem para ampliá-la

Histórico - O Jardim Botânico o homenageou com a inauguração deste busto, por ocasião do III Centenário do Museu da História Natural de Paris.

Biografia - August François César Provençal de Saint-Hilaire (1779-1853) nasceu em Orleáns, França. Era escritor, botânico e professor do antigo Jardim du Roi, mais tarde Museu de História Natural de Paris. Empreendeu viagem ao Brasil, entre os anos de 1816 e 1822, de que resultou o cerne de sua importante contribuição à História Natural e, em particular, a botânica. Saint-Hilaire também registrou os costumes e os aspectos sociais do Brasil de então. Durante os 6 anos que aqui esteve, percorreu os campos do Sul e do Sudeste Brasileiro. Classificou duas famílias, muitos gêneros e mais de mil novas espécies da flora brasileira. Por esta razão, ganhou a alcunha de “Cientista luso-brasileiro”.

Escultor - Humberto Cozzo é formado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo em 1920, freqüentou logo depois o ateliê de Amadeu Zani. Entre as premiações que conquistou destacam-se o primeiro prêmio de escultura no Salão do Centenário, em São Paulo, 1922, e uma medalha de prata no Salão Nacional de Belas Artes, em 1928. Realizou muitas obras para o espaço público, entre elas o monumento a José de Alencar, em Fortaleza, e o monumento a Machado de Assis, pátio da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro. Sua obra integra o acervo do Museu Nacional de Belas e de museus de São Paulo. No exterior, tem obras em museus da Argentina e de Portugal. Humberto Cozzo era o nome artístico do cidadão Bartolomeu Cozzo.

Fonte de pesquisa

- Jardim Botânico do Rio de Janeiro
http://www.bolsadearte.com/biografias/