Pinheiro Machado
Endereço: Praça Nossa Senhora da Paz
Peça: Estátua
Data: 1931
Artista: Hildegardo Leão Veloso
Material: Bronze
- clique na imagem para ampliá-la
 |
Histórico - Monumento de autoria de Leão Veloso, erigido por iniciativa da Câmara dos Deputados. Não teve cerimônia de inauguração. Constitue-se de base em degraus sobre a qual eleva-se um conjunto quadrilátero tendo nas quatro quimas baixos-relevos em bronze e nas quatro faces colunas, em frente às quais, nas duas laterias figuras femininas simbolizam a Glória e a Apoteose e na principal a estátua de Pinheiro Machado.
Biografia - Pinheiro Machado em 1864 ingressa no curso preparatório para a Escola Militar do Rio de Janeiro. Aos 15 anos, participa como voluntário da Guerra do Paraguai. Entra em 1872 para a Faculdade de Direito de São Paulo e adere aos princípios republicanos. De volta ao Rio Grande do Sul, é eleito senador em 1891 e participa da 1ª Constituinte republicana. Figura carismática, domina a máquina política do Rio Grande do Sul e conquista a liderança no Senado, formando um bloco majoritário sob seu total controle. Graças a isso, articula as lideranças políticas do Norte e Nordeste, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e torna vitoriosa a campanha de Hermes da Fonseca à Presidência da República, contra o candidato civil dos paulistas, Rui Barbosa, em 1910. É autoritário e impulsivo na vida pública e trava vários duelos, com pistola e com revólver. Morre apunhalado no Rio de Janeiro.
Escultor - Hildegardo Leão Veloso estudou escultura e modelagem com Rodolfo Bernardelli, no Rio de Janeiro. Assinava as suas obras como H. Leão Veloso. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, com outros escultores como Victor Brecheret e W. Haerberg, embora a sua obra não apresente traços do modernismo. e reconhecido valor artístico, exerceu a livre-docência da cadeira de escultura da antiga Escola Nacional de Belas Artes, a partir do ano de 1950. Em 1925, com o francês Jean Magrou elaborou as esculturas esculpidas em mármore de Carrara que adornam os túmulos de D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, na Catedral de Petrópolis.
Fonte de pesquisa
- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- http://ymy.blogs.sapo.pt/44236.html
- http://pt.wikipedia.org
|