Chafariz das Saracusas

Endereço: Praça General Osório
Peça: Chafariz
Data: 1796
Artista: atribuído a Mestre Valentim
Material: Granito, bronze e mármore

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Histórico - No tempo do Vice-Rei Conde de Resende (1790-1801), as águas foram canalizadas até o Convento da Ajuda. Nesta mesma época foi construído o Chafariz das Saracuras, de autoria atribuída a Mestre Valentim e localizado no pátio central do Convento. Em conseqüência da demolição do Convento da Ajuda, que se situava na área hoje denominada Cinelândia, o chafariz foi doado à Municipalidade pelo Cardeal Arcoverde, em 1911, e removido para o centro da Praça General Osório, em Ipanema. Segundo descrição do arquiteto A. Silva Telles, o chafariz está composto "sobre uma plataforma elevada, de planta circular para a qual se tem acesso através de quatro escadas que se alternam com outros tantos tanques, eleva-se uma taça de grande porte. Sobre essa taça assenta-se um cilindro, suporte de um esguia pirâmide de base quadrada, encimada por uma cruz de ferro. Todo chafariz é de primorosa cantaria, sendo, porém de mármore as armas do Conde de Rezende e a cartela com dizeres, que existem sobrepostas a uma das faces da pirâmide. Antigamente, a água era vertida para a taça, pelo bico de quatro saracuras, representadas em bronze, que se fixavam no pé da pirâmide, para os tanques inferiores, as águas escorriam de figuras de cágados, também de bronze, colocadas em suas bordas. Essas esculturas não mais existem, havendo no Museu da Cidade, tão somente, cópias dos primitivos cágados". Existe uma antiga fotografia de Malta com o chafariz ainda no convento.

Escultor - Valentim da Fonseca e Silva (Serro MG ca.1745 - Rio de Janeiro RJ 1813). Escultor, entalhador, arquiteto, urbanista. Em 1748, é levado por seu pai a Portugal, onde aprende o ofício de escultor e entalhador. Retorna ao Rio de Janeiro e, por volta de 1770, abre uma oficina no centro comercial. Pertence à Irmandade dos Pardos de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Em 1772, trabalha com o entalhador Luís da Fonseca Rosa na decoração interna da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, realizando trabalhos até 1800. Durante a gestão do vice-rei, Dom Luís de Vasconcelos e Sousa (1740 - 1807), entre 1779 e 1790, é o principal construtor de obras públicas da cidade do Rio de Janeiro nas áreas de saneamento, abastecimento e embelezamento urbano, como o Passeio Público, feito em colaboração com o pintor Leandro Joaquim (ca.1738 - ca.1798) e com os decoradores Francisco dos Santos Xavier e Francisco Xavier Cardoso de Almeida. Entre 1790 e 1813, executa talha e imagens sacras para as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, São Pedro dos Clérigos, Santa Cruz dos Militares e Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco.

Fonte de pesquisa

- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Arte Ambiente - cidade Rio de Janeiro
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/
- http://www.itaucultural.org.br
- http://www2.iphan.gov.br